PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E DA ESCRITA

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Você já parou pra pensar como aprendemos a falar? Falar é algo tão natural para nós que dificilmente paramos para analisar esse processo, mas há séculos que filósofos e estudiosos de diferentes áreas se questionam sobre isso. O filósofo Platão, por exemplo, problematizou o fato de as crianças aprenderem a “falar pelos cotovelos” muito depressa sem serem ensinadas por um adulto – o que ficou conhecido como o “problema de Platão”. Depois, foram surgindo outros questionamentos feitos principalmente por linguistas e psicólogos. Alguns deles são: o que as crianças escutam é o suficiente para adquirirem linguagem? O que exatamente elas aprendem sobre sua língua materna? Será que em todas as línguas as crianças aprendem da mesma forma? E será que questões como a classe social interferem na aquisição?

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Você já parou pra pensar como aprendemos a falar? Falar é algo tão natural para nós que dificilmente paramos para analisar esse processo, mas há séculos que filósofos e estudiosos de diferentes áreas se questionam sobre isso. O filósofo Platão, por exemplo, problematizou o fato de as crianças aprenderem a “falar pelos cotovelos” muito depressa sem serem ensinadas por um adulto – o que ficou conhecido como o “problema de Platão”. Depois, foram surgindo outros questionamentos feitos principalmente por linguistas e psicólogos. Alguns deles são: o que as crianças escutam é o suficiente para adquirirem linguagem? O que exatamente elas aprendem sobre sua língua materna? Será que em todas as línguas as crianças aprendem da mesma forma? E será que questões como a classe social interferem na aquisição?